Arquétipos no Marketing Arquétipos de Marca Branding Arquetípico

Para que servem os 12 Arquétipos no Marketing

para quem está perdido no marketing, arquétipo é bússola e direção nos negócios e na comunicação.

Arquétipos no Marketing para direção dos negócios.

Eu estava fazendo intercâmbio em Torino na Itália já fazia um mês.

Sempre que chego em uma cidade nova, coloco as malas no quarto e saio andando pra me achar.
Ali não foi diferente. Todo dia quando ia pra escola, andava uns 3 quilômetros por uma rua diferente para ver se me achava na cidade.

Tenho a impressão de que quando a gente anda a pé, a gente fica mais ciente desse mapa.
Depois de um mês, no entanto, ainda me sentia perdida. Um dia, andando pelo centro, vi uma placa: UFFICIO DEL TURISMO DI TORINO.

Opa, um centro de turismo. Entrei:
– Por gentileza, você tem um mapa da cidade?
– Ah sim, tenho. Você quer que eu te explique sobre como se localizar aqui?

Caramba. É meu dia de sorte. É isso que eu queria.

– Torino é assim.

O funcionário pegou o mapa e desenhou 4 pontos.
– Aqui a Estação de trem Central Puorta Nova. Na ponta oposta Mercato Centrale
Aqui está o rio Po e a Igreja Central.
– Consegue ver que temos um quadrado?
Gente, que alívio!

Finalmente me achei. Não me perdia mais. Já pensava logo em algum daqueles 4 pontos. Não precisava mais ficar perambulando a pé sem rumo pra me achar.

Estou contando isso, porque foi a mesma sensação quando descobri o Branding Arquetípico
A Dra Carol Pearson, criadora do sistema dos 12 Arquétipos, teve o cuidado e inteligência de relacionar os 12 Arquétipos no Branding Arquetípico a 4 pontos de referência de comportamentos humanos.

Cada grupo de 3 arquétipos corresponde a uma necessidade da teoria da Hierarquia de Necessidades de Maslow: Segurança, Relacionamentos, Estima e Autorrealização.

Bingoooo! Me senti olhando para um mapa, uma bússola que posso direcionar meus clientes, seus negócios e a narrativa de suas marcas.
Uma narrativa voltada a uma dessas 4 necessidades dos clientes.

Com essa bússola em mãos, você sabe a direção da comunicação da sua empresa, seu produto, seu negócio, pode criar todo o entorno: identidade verbal, visual, produtos, ou seja, a história que você quer que seu cliente viva ao fazer negócios com você.
Se quer usar arquétipo para se fantasiar de alguma coisa, pode usar. Mas se quiser realmente ter uma direção da sua narrativa, tenho certeza de que colherá muito mais resultados.