O Pequeno Príncipe, Os Arquétipos e o Essencialismo
Como diria Willa Cather
“Existem somente duas ou três grandes histórias humanas. E elas estão sempre se repetindo tão impetuosamente como se nunca tivessem acontecido antes.”
A gente nunca para para pensar que isso pode ser verdade, mas quero ajudar a desvendar essa frase, comparando dois Best Sellers.
Um é bastante contemporâneo e chama-se “O Essencialismo” e o outro “O Pequeno Príncipe” um dos maiores best sellers de todos os tempos em todo o mundo.
Traduzido em mais de 250 línguas, ficando atrás apenas da Bíblia e do Alcorão, escrito originalmente em 1940.
A Moral da História do livro “Essencialismo”
Dispersar energia no que não é essencial vai te fazer andar muito pouco, em várias direções.
Ao passo que se você concentrar a sua energia no que é essencial, você chegará muito mais longe.
O Essencial é Invisível aos olhos, é a moral do Pequeno Príncipe
Inúmeros são os exemplos mostrando como os adultos sabem pouco sobre o que realmente é essencial para si próprios
“As pessoas na terra cultivam cinco mil rosas em um mesmo jardim e não encontram ali que procuram. E no entanto o que procuram, pode ser encontrado em uma única rosa, num único gole de água”.
Tudo se repete impetuosamente como se fosse a primeira vez
Esses são dois exemplos, mas podemos ver a ideia da busca do Essencial, do Simples nos mais diversos contos e mitos.
Os personagens mudam, mas a ideia continua a mesma e não nos cansamos de ouvir.
Isso é um arquétipo do Inconsciente Coletivo.
Acredite no poder dessas ideias universais que tocam as pessoas.
Essas ideias são poderosas, universais e tocam as pessoas profundamente onde quer que vivam.
Não importa a idade, gênero ou local.
Como detetive de marca, minha missão é te guiar a desvendar essa ideia essencial que você quer demonstrar para o seu cliente e deixar sua marca no mundo.
A história que você quer defender e que seja tão profunda, que possa ser ouvida e sentida pelo seu cliente, como se fosse a primeira vez.
O Essencial é invisível aos olhos. E o invisível está no inconsciente coletivo. Nos Arquétipos.
Conte comigo para desvendar os segredos do que é essencial para você e para o seu cliente e assim achar a sua peça no quebra cabeças do mundo.
Andreia Sales Roggero
Detetive de Marca