Narrativa de Marca com Arquetipos

Como usar o arquétipo do mago em marcas?

Estudo de caso prático da Disney e o uso do arquétipo do mago no marketing

Arquétipo do mago, como usar

Se você quer atrair clientes para seu negócio, provavelmente já percebeu a importância de ter algo de diferente que o destaque da concorrência.

Trabalhar com arquétipos na comunicação passa pelo caminho de construir uma personalidade de marca associada a seu negócio, produto ou marca pessoal.

A pergunta que fica é: como aplicar isso na prática?

 

Será que para demonstrar, por exemplo, uma personalidade que use o inconsciente coletivo para enxergar o arquétipo do mago o que é necessário fazer?

_ Preciso fantasiar-me de bruxa, fada, começar a usar símbolos exotéricos ou falar namastê?

 

Se quiser fazer isso pode, não tem problema algum, pois essas são algumas facetas do arquétipo do mago e inclusive você terá uma comunicação bem marcante. Não tenha receio de fazê-lo.

 

No entanto, como arquétipo de marca significa um molde original do inconsciente, a ideia central por trás da mensagem do arquétipo do mago é 

 

  • tudo pode acontecer
  • que é possível,
  • que é fácil

Você também pode transmitir essa mesma mensagem de uma maneira bem sutil, e da mesma forma estará transmitindo com perfeição a ideia de um arquétipo.

 

Você não precisa se restringir aos estereótipos mais comuns para transmitir a ideia de um arquétipo no seu branding e marketing

 

O mais importante para que a ideia da narrativa do arquétipo do mago seja captada é que você transmita a ideia de que

 

”é possível tornar algo em realidade”

 

Propaganda Disney e o Arquétipo do mago

Um estudo de caso prático do arquétipo do mago no marketing e branding

Lema do Arquétipo do Mago: pode acontecer

Nessa propaganda vemos repetidamente as mesmas frases e palavras ligadas ao universo do arquétipo do mago, que tem a narrativa, o storytelling de marca,  de que pode acontecer

Vamos ao texto completo exposto no vídeo acima em que vemos diversas formas de trazer o lema que é o fim da narrativa do arquétipo do mago, seu lema principal: “pode acontecer”

Trecho do Filme Encanto

_ Abra seus olhos

 

Trecho do Filme Avatar

_ Pense em onde sempre desejou ir

 

Trecho do Filme Encanto

_ Então é aqui que a nossa magia começa?

 

Trecho do Filme Cinderella

_ Dizem que quando se sonha muitas vezes com a mesma coisa

Essa coisa acaba acontecendo

 

Trecho do Filme O Rei Leão

_ Tudo o que você vê, faz parte do grande ciclo da vida

 

Trecho do Filme Star Wars

_ Tem histórias sobre o que aconteceu.

 

Trecho do Filme Mary Poppins
_ Todo trabalho que se faz, pode se tornar uma distração

_ Eu disse que ela era cheia de truques

Trecho do Filme Toy Story

_ A vida é cheia de possibilidades

_ Pelo que você gostaria de ser lembrado?

Trecho do Filme Avengers

_ O Mundo é nosso agora

_ E tem que ser feito alguma coisa com ele

Trecho do Discurso do Walt Disney aos funcionários
_ Eu só queria dizer uma palavra de agradecimento

a todos os artistas e trabalhadores, e todos vocês, jovens e jovens de coração

_ Vocês me ajudaram a fazer esse sonho acontecer

Todos esse trechos levam a mesma ideia central da Marca Disney que é: “Onde os sonhos se tornam realidade”

Se o lema do Arquétipo do Mago é “pode acontecer”, o slogan da Disney é uma simples variação da mesma narrativa.

Por isso dizemos que isso é uma narrativa arquetípica da marca. Uma ideia central que se repete através dos tempos, com a mesma estrutura de sentimento.

As adaptações da Disney para a Narrativa do Arquétipo do Mago

onde seus sonhos se tornam realidade é apenas uma variação da mesma narrativa do arquétipo

Se você ler os contos de fadas e histórias que deram origem a esses filmes, muitas vezes a moral da história de cada um deles não é ligada a realização de sonhos e de que pode acontecer.

Por exemplo, nos contos originais de Cinderella o enfoque sobre os castigos que recaem sobre a madrastra má, são muito mais intensos e chocantes.

Quando essa narrativa do arquétipo do mago é transporta para a marca Disney, ela precisa estar coerente com os valores da marca de que os sonhos podem se tornar realidade.

O enfoque na transformação de uma gata borralheira em uma linda princesa é muito mais intenso, pois é disso que a Disney quer que sua audiência lembre sempre: que os sonhos podem se tornar realidade.

Sendo assim, todas as adaptações precisam estar em linha com a narrativa arquetípica dessa marca, de que é possível, de que pode acontecer.

E é disso que se trata aplicar o arquétipo do mago na prática.

Através de todos os seus pontos de comunicação. Imagens, palavras, slogans, produtos e transformações, alinhados a ideia de que é possível e pode acontecer.

A forma de um arquétipo pode ser diversa, desde que você não fuja da ideia central da narrativa que deseja conduzir.

Se você quer aprender a construir narrativas para a sua marca, que seja forte, que deixe uma marca no mundo, voltada a uma ideia central que o inconsciente coletivo reconhecer, entre para a lista de espera do StoryBranding narrativas arquetípicas que marcam e construa uma nova história para a sua marca.

O meu trabalho como detetive de marca, usando as técnicas Branding Arquetípico é te ajudar a ter direção na sua mensagem, para você ter a Bússola de como conduzir a narrativa da sua marca, em suas mãos para despertar sentimentos profundos e universais na sua audiência e assim conquistar o cliente que você deseja.

Deixe sua marca no mundo em menos de 1 ano, usando o poder das narrativas arquetípicas com o programa StoryBranding – Narrativas Arquetípicas que marcam.

Vagas esgotadas. Entre para a lista de espera da próxima turma.

Andreia Sales
Detetive de Marca

Branding Arquetípico e Narrativas Arquetípicas de Marca

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