Lei 11 do Branding Arquetípico
Sim, é um exagero atribuir a um único elemento o peso de uma marca, mas não podemos ignorar que tipografia faz parte da estratégia de fixação de uma marca
Muita gente se importa com imagens, ou até mesmo em ter uma logomarca muito diferentona, mas poucas pessoas se importam com as fontes, ou seja, a tipografia usada em uma marca.
Sim, isso importa dentre os outros vários elementos, quando queremos fixar a nossa marca.
O conceito por trás disso é a fixação.
Quando você escreve seus e-mails, sua página da internet e seus posts sempre com o mesmo tipo de fonte, parece não ter importância, mas o cliente está fixando sua marca também por esse elemento.
Se você voltar na série completa desses artigos com as leis do Branding Arquetípico, vai perceber que estou usando sempre as mesmas fontes.
Aliás, todos os meus e-mails, desde o primeiro, sempre tem a mesma tipografia (=fonte)
Por exemplo, se eu falar da Disney, você já lembra como é o primeiro D da marca.
Você não precisa ver a palavra inteira Disney para saber o que vem depois do D.
Isso é uma fixação de marca.
Cada tipo de letra passa uma sensação diferente.
Existem letras (tipografia/fontes) que passam seriedade e confiança, normalmente usadas para o arquétipo do sábio.
Letras (tipografia/fontes) que passam romantismo e delicadeza, normalmente usadas para o arquétipo do amante ou idealista.
Fontes/Tipografias que são mais modernas e descoladas, normalmente usadas para um arquétipo do Criador ou Arlequina.
São elementos que combinados com outros, que vamos ver nas próximas leis do Branding Arquetípico, inconscientemente fixam a sua marca e a tornam memorável e forte.
Eu tenho uma Formação em Branding Arquetípico, chamada Bússola da Marca, em que o direcionamento de ferramentas e estratégias visam sempre o mesmo objetivo.
O objetivo de ser percebido como a marca que atende ao desejo do cliente. Seu desejo mais profundo, que eu chamo de Arquétipo do desejo do cliente.
Na minha Formação em Branding Arquetípico, um desses elementos é a escolha e combinação da tipografia mais adequada a mensagem que você quer que seu cliente entenda e se conecte.
Então esse é um dos tantos elementos que fortalece sua marca.
Tudo na repetição e consistência, voltada a mesma motivação humana. A motivação do arquétipo do desejo do seu cliente.
Andreia Sales – Estrategista de Marca
Branding Arquetípico