A tal habilidade de criar "uma história que conecta"

Outro dia uma corretora de imóveis ia me visitar, já estava na rua de casa e telefonou porque não achava o endereço.

 

Ao atender perguntei:

 

– Em que número você está? Eu moro no número 686.
– Eu estou no número 636
– Então apenas continue 50 metros, no mesmo lado da rua e você chegará na minha casa.

 

Há muito tempo aprendi que os números das casas correspondem aos metros a partir do início da rua.

 

Então 636 (onde ela estava) estava há 50 metros de distância da minha casa, número 686

 

Também aprendi que os números pares ficam à direita da rua e os números ímpares ficam a esquerda.

 

Uma corretora de imóveis, que procura casas o dia inteiro, teria uma vida muito mais fácil se soubesse essas regrinhas básicas.

 

E por que estou te contando isso?

 

Fala-se tanto que para conquistar clientes é necessário contar histórias que conectam.

 

Vejo tanta gente quebrando a cabeça sobre como conduzir o conteúdo no digital para que seus produtos e serviços vendam mais naturalmente.

 

E no fim das contas, porque não conhecem algumas regrinhas básicas, o que acontece é:

 

  • Conteúdo desinteressante que não atrai ninguém
  • Excesso de exposição de intimidade na tentativa de humanizar o conteúdo
  • Frustração porque não consegue encontrar o ponto em que essa “tal história” se conecta com a venda

 

Se isso está acontecendo com você, provavelmente você se sente frustrado, sobrecarregado e pensa que esse mundo de produzir conteúdo para conquistar clientes não é para você .

 

E você se pergunta: Por que isso está acontecendo?

 

Você sabe que tem a capacidade de se conectar às pessoas quando está presencialmente. Por que que não está conseguindo replicar, com naturalidade, quando se trata uma conexão pelo digital?

 

O maior problema, provavelmente, é que você ouviu um ensinamento muito raso sobre o que é esse tal de contar histórias. Você não conhece as regras de estrutura de uma narrativa.

 

Não se trata de contar da sua vida de “quando você era criança lá em Barbacena”. As pessoas não estão nem aí para isso.

 

Construir uma história que conecta com o cliente tem regras de narrativa que são usadas no mundo da publicidade e de construção de roteiros.

 

Assim como existem regras de numeração de ruas, existem estruturas de narrativas testadas por profissionais da publicidade, de escrita de roteiros, da psicologia do cliente.

 

Muita gente entra no digital para produzir conteúdo sem qualquer conhecimento dessas estruturas de narrativas que captam a atenção dos clientes.

 

No fim das contas, você pode se matar de produzir conteúdo e não vai conseguir tocar os corações e mentes das pessoas se não conectar essa narrativa a seu produto ou serviço em uma estrutura.

 

Enquanto você buscar

 

  • soluções paliativas e temporárias
  • dicas daqui e dali,
  • copiar posts de concorrentes ou
  • ficar em busca de templates prontos

 

E achar que está realmente produzindo um conteúdo que atrai clientes, você estará apenas mascarando o problema de não saber construir uma narrativa efetiva para o seu conteúdo.

 

 

Dia 22/11 eu vou abrir vagas, com uma oferta especial de Black Friday, do meu programa Tessitura Narrativas Arquetípicas que marcam.

 

No Tessitura eu te ensino as estruturas de narrativa, passo a passo, como se fosse uma oficina de costura que você pega um fio mágico em suas mãos.

 

Você costura sentimentos, técnicas e seus produtos em uma estrutura de narrativa arquetípica que atrai e realmente se conecta a seus clientes.

 

Não se trata de contar historinha sobre a sua vida, mas as histórias estruturadas em uma técnica de narrativa.

 

Você, estrategicamente, costura todos os pontos para conseguir levar do sentimento do arquétipo à venda dos seus produtos.

 

Por isso chama-se Narrativa Arquetípica.

 

Usamos os arquétipos como um fio mágico dos sentimentos que tocam profundamente seus clientes e eles começam a te ouvir.

 

Andreia C. Sales

Detetive de Branding e Narrativas Arquetípicas

“Deixe sua marca no mundo com o Branding e Narrativas Arquetípicas”


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