Como usar o arquétipo do mago em marcas?
Arquétipo do mago, como usar
Se você quer atrair clientes para seu negócio, provavelmente já percebeu a importância de ter algo de diferente que o destaque da concorrência.
Trabalhar com arquétipos na comunicação passa pelo caminho de construir uma personalidade de marca associada a seu negócio, produto ou marca pessoal.
A pergunta que fica é: como aplicar isso na prática?
Será que para demonstrar, por exemplo, uma personalidade que use o inconsciente coletivo para enxergar o arquétipo do mago o que é necessário fazer?
_ Preciso fantasiar-me de bruxa, fada, começar a usar símbolos exotéricos ou falar namastê?
Se quiser fazer isso pode, não tem problema algum, pois essas são algumas facetas do arquétipo do mago e inclusive você terá uma comunicação bem marcante. Não tenha receio de fazê-lo.
No entanto, como arquétipo de marca significa um molde original do inconsciente, a ideia central por trás da mensagem do arquétipo do mago é
- tudo pode acontecer
- que é possível,
- que é fácil
Você também pode transmitir essa mesma mensagem de uma maneira bem sutil, e da mesma forma estará transmitindo com perfeição a ideia de um arquétipo.
Você não precisa se restringir aos estereótipos mais comuns para transmitir a ideia de um arquétipo no seu branding e marketing
O mais importante para que a ideia da narrativa do arquétipo do mago seja captada é que você transmita a ideia de que
”é possível tornar algo em realidade”
Propaganda Disney e o Arquétipo do mago
Lema do Arquétipo do Mago: pode acontecer
Nessa propaganda vemos repetidamente as mesmas frases e palavras ligadas ao universo do arquétipo do mago, que tem a narrativa, o storytelling de marca, de que pode acontecer
Vamos ao texto completo exposto no vídeo acima em que vemos diversas formas de trazer o lema que é o fim da narrativa do arquétipo do mago, seu lema principal: “pode acontecer”
Trecho do Filme Encanto
_ Abra seus olhos
Trecho do Filme Avatar
_ Pense em onde sempre desejou ir
Trecho do Filme Encanto
_ Então é aqui que a nossa magia começa?
Trecho do Filme Cinderella
_ Dizem que quando se sonha muitas vezes com a mesma coisa
Essa coisa acaba acontecendo
Trecho do Filme O Rei Leão
_ Tudo o que você vê, faz parte do grande ciclo da vida
Trecho do Filme Star Wars
_ Tem histórias sobre o que aconteceu.
Trecho do Filme Mary Poppins
_ Todo trabalho que se faz, pode se tornar uma distração
_ Eu disse que ela era cheia de truques
Trecho do Filme Toy Story
_ A vida é cheia de possibilidades
_ Pelo que você gostaria de ser lembrado?
Trecho do Filme Avengers
_ O Mundo é nosso agora
_ E tem que ser feito alguma coisa com ele
Trecho do Discurso do Walt Disney aos funcionários
_ Eu só queria dizer uma palavra de agradecimento
a todos os artistas e trabalhadores, e todos vocês, jovens e jovens de coração
_ Vocês me ajudaram a fazer esse sonho acontecer
Todos esse trechos levam a mesma ideia central da Marca Disney que é: “Onde os sonhos se tornam realidade”
Se o lema do Arquétipo do Mago é “pode acontecer”, o slogan da Disney é uma simples variação da mesma narrativa.
Por isso dizemos que isso é uma narrativa arquetípica da marca. Uma ideia central que se repete através dos tempos, com a mesma estrutura de sentimento.
As adaptações da Disney para a Narrativa do Arquétipo do Mago
Se você ler os contos de fadas e histórias que deram origem a esses filmes, muitas vezes a moral da história de cada um deles não é ligada a realização de sonhos e de que pode acontecer.
Por exemplo, nos contos originais de Cinderella o enfoque sobre os castigos que recaem sobre a madrastra má, são muito mais intensos e chocantes.
Quando essa narrativa do arquétipo do mago é transporta para a marca Disney, ela precisa estar coerente com os valores da marca de que os sonhos podem se tornar realidade.
O enfoque na transformação de uma gata borralheira em uma linda princesa é muito mais intenso, pois é disso que a Disney quer que sua audiência lembre sempre: que os sonhos podem se tornar realidade.
Sendo assim, todas as adaptações precisam estar em linha com a narrativa arquetípica dessa marca, de que é possível, de que pode acontecer.
E é disso que se trata aplicar o arquétipo do mago na prática.
Através de todos os seus pontos de comunicação. Imagens, palavras, slogans, produtos e transformações, alinhados a ideia de que é possível e pode acontecer.
A forma de um arquétipo pode ser diversa, desde que você não fuja da ideia central da narrativa que deseja conduzir.
Se você quer aprender a construir narrativas para a sua marca, que seja forte, que deixe uma marca no mundo, voltada a uma ideia central que o inconsciente coletivo reconhecer, entre para a lista de espera do StoryBranding narrativas arquetípicas que marcam e construa uma nova história para a sua marca.
O meu trabalho como detetive de marca, usando as técnicas Branding Arquetípico é te ajudar a ter direção na sua mensagem, para você ter a Bússola de como conduzir a narrativa da sua marca, em suas mãos para despertar sentimentos profundos e universais na sua audiência e assim conquistar o cliente que você deseja.
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Andreia Sales
Detetive de Marca
Branding Arquetípico e Narrativas Arquetípicas de Marca
https://storybranding.com.br/