Marketing Digital, Arquétipos e Jornada do Herói
O Marketing Digital se torno a bola da vez com o alcance da Pandemia do Covid 19 no Brasil em março de 2020.
Muitos de nós começamos a ser bombardeados por termos novos deste universo e dois deles talvez já tenham passado pelos seus ouvidos: Arquétipos e Jornada do Herói
Vou fazer uma explicação bem breve sobre ambos e algumas más interpretações que tem surgido a esse respeito
O que são Arquétipos?
Arquétipos são imagens, moldes antigos, presentes no inconsciente das pessoas em todos os lugares do mundo, através dos tempos.
O termo foi cunhado pelo psiquiatra Suíço Jung, que defende que essas imagens, esses moldes, fazem parte da estrutura psíquica herdada de todos os indivíduas desde o surgimento da humanidade.
O que é a Jornada do Herói?
A jornada do herói é uma estrutura lógica padrão em estudos de mitos e histórias, percebida pelo antropólogo Joseph Campbell, autor do livro o herói de mil faces.
Ele defende a ideia de um monomito, como se todas as histórias do mundo sempre seguisse esse padrão.
Os roteiristas de Hollywood utilizam o roteiro lógico de Campbell em seus filmes, pois existe uma conexão e atração da audiência quando os fatos ocorrem nessa ordem da Jornada estruturada pelo antropólogo.
Qual a consequência do mal entendido entre Arquétipos e Jornada do Herói
A pior consequência que ocorre com as pessoas que usam os arquétipos em sua comunicação para fortalecer e conectar-se a sua audiência usando os poderes desse modelo é acreditarem que o único personagem que conecta a audiência é o arquétipo do Herói (ou seja, o Guerreiro).
Então as pessoas começam a criar um personagem “fake” em sua verdadeira história para atender as demandas do mercado.
Quando na verdade deveriam explorar as forças dos personagens (arquétipos) que estão mais ativos em sua própria história.
E não necessariamente será o arquétipo do Herói, no sentido guerreiro.
Todos os personagens são heróis, com seus dons de heroísmo.