Arquétipos no Marketing

Arquétipos e Direção na Comunicação

Como usar o arquétipo no seu instagram e marketing como um todo pode te libertar

Quando eu tinha 11 anos ganhei um par de sapatinhos bico fino, bem delicados (e bem apertados inclusive) para usar no look da primeira comunhão.


Eu amei aqueles sapatinhos com tanta intensidade que usei por muito mais tempo que deveria.

Eu não percebi que eles já não me cabiam mais e estavam agressivamente machucando meus pés.

Provavelmente ignorei as dores que eu sentia ao usá-los, pois hoje ainda, mais de 30 anos depois tenho traumas permanentes em todas as minhas unhas.

Eu quis trazer esse assunto dos pés aqui porque falando em termos de arquétipos os pés representam mobilidade e liberdade.

No momento em que eu prendi meus pés em sapatos que não me serviam, eu tirei de mim mesma minha liberdade.

Eu queria tanto caber em algo que não era pra mim que isso doía e eu fingia que não até que se transformou em um machucado irreversível.

Na nossa comunicação nas redes sociais ou no ambiente profissional, existem alguns moldes muito bonitos que a gente gostaria de “usar” e de ser (e não somos) e que nos machucam e a gente finge que não vê.

Acontece que muitas vezes esse tipo de comunicação são como sapatos que não nos servem.

Sapatos que não cabem em nós que nos tiram a liberdade de ser quem nós somos.

Nos tiram alegria e tudo fica mais difícil.

Quando comecei a estudar os arquétipos ligados a comunicação, o marketing e o posicionamento de marcas pessoais eu fiquei inexplicavelmente encantada.

Hoje entendo claramente que todo o fascínio que sinto vem do fato que os arquétipos são MOLDES.

Mas o mais importantes, MOLDES que aceitam todos os tipos de formas e pés, de todos os tamanhos.

MOLDES que aceitam sapatos de bicos fino e crocs e que todos são universalmente reconhecidos, aceitos, familiares, humanos e comunicam igualmente de maneira eficaz.

O que me deixa feliz de ter os arquétipos à disposição no marketing e na construção de marcas pessoais é saber que não é só o molde da ostentação financeira que funciona.

Você pode ostentar sua alegria no arquétipo da Arlequina
Você pode ostentar sua fé e otimismo no arquétipo do Idealista
Você pode ostentar seu conhecimento no arquétipo do Sábio
Você pode ostentar sua liberdade no arquétipo do Explorador
Você pode ostentar seus milagres no arquétipo do Mago
Você pode ostentar sua garra no arquétipo do Herói
Você pode ostentar seu inconformismo no arquétipo do Fora da Lei
Você pode ostentar sua bondade no arquétipo do Prestativo
Você pode ostentar sua intimidade no arquétipo do Amante
Você pode ostentar sua organização no Arquétipo da Realeza
Você pode ostentar sua originalidade no Arquétipo do Criador
Você pode ostentar sua humanidade no Arquétipo do Realista

Você pode ostentar o que você bem entender ou então não ostentar nada.

O SEU MOLDE também é um MOLDE válido e que tem todo o potencial de ter sucesso e atingir sua mensagem sem que você esteja preocupado em calçar sapatos que não te fazem bem.

Essa é a beleza de ter arquétipos como seu MOLDE

Você vai andar descalço por aí, mostrando seus pés no mundo sem se machucar!

Procure achar sua liberdade através das forças do seu arquétipo e tenha muito sucesso ao comunicar o que você bem entender para o mundo.

Andreia Sales Roggero
Detetive de Marca
Branding Arquetípico