Lei 19 do Branding Arquetípico
No livro Mulheres que Correm com os Lobos, Clarissa Pinkola Estés, uma psiquiatra Junguiana, mostra que tudo na vida tem um ciclo, de vida-morte-vida. Muitas vezes temos que jogar algo fora, destruir, para que a partir de um único fragmento, possamos construir uma nova história.
Blockbuster já foi uma grande rede de locadoras de fitas VHS, até que surgiram as plataformas de Streaming que tornaram a marca de locação de vídeos desnecessária.
Nossos lindos CDs, com capinhas de acrílico, encartes com nossos artistas preferidos e letras de música, foram substituídos pelo Spotify. E antes dos CDs, os Vinis e as Vitrolas também morreram.
Esse é o ciclo da vida-morte-vida que se aplica na vida e também nas marcas.
Em termos de forças arquetípicas, as pessoas que tem um arquétipo do Criador muito forte, tem dificuldade em desapegar de projetos que não fazem sentido.
Nessa hora, é necessário recrutar o arquétipo do Fora da Lei que vive em todos nós (e que é o complementar do arquétipo do criador), para destruir o que não serve mais e reconstruir algo novo.
Pode ser que aquele projeto que você gostava e que lutou a vida inteira não faça mais sentido. Pode ser que o mercado tenha mudado drasticamente e você precise se adaptar.
Não tem problema. Você não perdeu o que aprendeu e a experiência que teve.
Para quem quer destaque no digital esse é um grande ponto de virada. Mesmo que uma marca tenha muito sucesso no físico ou no offline. Mesmo que uma pessoa tenha anos de experiências, criar uma marca e autoridade no digital é como criar uma marca totalmente nova. Um verdadeiro renascimento em um novo mundo, com novas regras.
Todo mundo traz sua bagagem, não vem vazio pra o digital, tem um baú de tesouros imensa, mas para que o mundo reconheça, precisa construir essa marca tijolinho por tijolinho e ir tirando do baú, jóia por jóia. Cada grama de ouro importa, mas é preciso que o mundo veja.
Você está conseguindo mostrar toda a sua riqueza para o mundo hoje?
Precisa deixar algo morrer para que algo novo floresça? Essa é a lei da vida-morte-vida, que também acontece na nossa marca e carreira no digital
Como se diz em Mulheres que correm com os lobos: “A partir de um único fragmento pode-se reconstruir uma nova história”
Porque o que já fomos nunca perdemos e podemos recuperar sempre que desejarmos.
Podemos adaptar todo o nosso baú de tesouros e riquezas para escrever uma nova história, um novo produto, uma nova marca.
Andreia Sales – Estrategista de Marca
Branding Arquetípico