Lei 19 do Branding Arquetípico

As mulheres que correm com os lobos

No livro Mulheres que Correm com os Lobos, Clarissa Pinkola Estés, uma psiquiatra Junguiana, mostra que tudo na vida tem um ciclo, de vida-morte-vida. Muitas vezes temos que jogar algo fora, destruir, para que a partir de um único fragmento, possamos construir uma nova história.

Blockbuster já foi uma grande rede de locadoras de fitas VHS, até que surgiram as plataformas de Streaming que tornaram a marca de locação de vídeos desnecessária.

Nossos lindos CDs, com capinhas de acrílico, encartes com nossos artistas preferidos e letras de música, foram substituídos pelo Spotify. E antes dos CDs, os Vinis e as Vitrolas também morreram.

Esse é o ciclo da vida-morte-vida que se aplica na vida e também nas marcas.

Em termos de forças arquetípicas, as pessoas que tem um arquétipo do Criador muito forte, tem dificuldade em desapegar de projetos que não fazem sentido.

Nessa hora, é necessário recrutar o arquétipo do Fora da Lei que vive em todos nós (e que é o complementar do arquétipo do criador), para destruir o que não serve mais e reconstruir algo novo.

Pode ser que aquele projeto que você gostava e que lutou a vida inteira não faça mais sentido. Pode ser que o mercado tenha mudado drasticamente e você precise se adaptar.

Não tem problema. Você não perdeu o que aprendeu e a experiência que teve.

Para quem quer destaque no digital esse é um grande ponto de virada. Mesmo que uma marca tenha muito sucesso no físico ou no offline. Mesmo que uma pessoa tenha anos de experiências, criar uma marca e autoridade no digital é como criar uma marca totalmente nova. Um verdadeiro renascimento em um novo mundo, com novas regras.

Todo mundo traz sua bagagem, não vem vazio pra o digital, tem um baú de tesouros imensa, mas para que o mundo reconheça, precisa construir essa marca tijolinho por tijolinho e ir tirando do baú, jóia por jóia. Cada grama de ouro importa, mas é preciso que o mundo veja.

Você está conseguindo mostrar toda a sua riqueza para o mundo hoje?

Precisa deixar algo morrer para que algo novo floresça? Essa é a lei da vida-morte-vida, que também acontece na nossa marca e carreira no digital

Como se diz em Mulheres que correm com os lobos: “A partir de um único fragmento pode-se reconstruir uma nova história”

Porque o que já fomos nunca perdemos e podemos recuperar sempre que desejarmos.

Podemos adaptar todo o nosso baú de tesouros e riquezas para escrever uma nova história, um novo produto, uma nova marca.

Andreia Sales – Estrategista de Marca

Branding Arquetípico