Lei 1 do Branding Arquetípico
Muita gente acredita que para aumentar sua presença de mercado, precisa expandir o campo de atuação.
No entanto, vivemos em uma era que costumamos chamar de Cauda Longa.
Hoje podemos atingir pessoas de qualquer lugar do mundo, com o nosso produto ou serviço. Essa teoria chamada Cauda Longa pode ser explicada com a imagem abaixo.
Nessa parte com o corpo e cabeça do dinossauro, geralmente é ocupada por marcas enormes que possuem os hits do mercado, as marcas maiores, mais dinheiro para investir em propaganda em canais de mídias de maior alcance.
A Cauda é ocupada por marcas pessoais ou empresarias pequenas que conseguem chegar muito mais longe devido a popularização do digital e a possibilidade de espalhar a propaganda do nosso produto com um custo muito baixo, através das mídias sociais.
Quanto mais específico você for no que oferece, essa cauda se alonga. E ela pode ser tão longa, que sua área de atuação pode superar os produtos que são “hit” de mercado.
Poucas pessoas tem coragem de ser específicas, pensando que vão perder mercado. Mas na prática o que acontece é que pessoas muito genéricas, sequer são ouvidas.
Tomemos um exemplo, de uma empresa que queira vender móveis. E esses móveis são de todos os tipos. Ela não é especialista em nada. Com essa descrição fica até imaginar que móveis são, ou talvez pensemos em algum móvel barato que se acha em qualquer site e ficamos procurando.
Agora imagine que queremos um móvel clássico, estilo Luis XV, que se assemelhe a um trono da realeza. Tente colocar no Google: Poltrona Luis XV.
Na minha busca do Google apareceu essa poltrona por R$ 2500,00
E inclusive aconteceu algo muito parecido na minha vida mesmo.
Fui comprar móveis de madeira em estilos mais clássicos. Na ocasião encontrei apenas 2 ou 3 empresas.
E comprei de uma delas.
Não havia concorrência. Comprei pela internet.
O preço não era uma questão tão relevante, porque praticamente não existia um produto igual a outro.
Então se você quer ter um espaço no mercado, use e abuse da lei número 1 do Branding Arquetípico, que é a lei da Cauda Longa.
Quanto menos genérico você for, mais chance de ter relevância e fortalecimento da sua marca
Andreia Sales – Estrategista de Marca
Branding Arquetípico