Desbloqueie a história única da sua marca

e vá longe com ela

“Existem somente duas ou três histórias no mundo e elas estão se repetindo tão impetuosamente como se nunca tivessem acontecido antes”

Eu gosto muito dessa frase da Willa Cather e quando li me fez pensar sobre o quanto isso é verdade.

Se a gente vai ao cinema, assistir a um filme de comédia romântica é sempre igual.

 

Uma pessoa que aparentemente não vai se apaixonar por outra. Um amor improvável. No meio do filme eles passam por uns problemas e desencontros, às vezes até se “odeiam”. No final, adivinha? Eles ficam juntos.

Aliás fui ao cinema essa semana, assisti ao filme “Todos menos você”. Adivinha? Aconteceu exatamente isso.

 

Em “Quem vai ficar com Mary” é assim, no “10 coisas que eu odeio em você” também, “Diário de Bridget Jones” e qualquer um que você lembrar. A mesma história está se repetindo tão impetuosamente como se nunca tivesse acontecido antes.

A gente só percebe isso se estiver analisando, investigando, como um detetive, qual é o fio da meada que tem por trás da narrativa.

É engraçado, que no fundo, a gente quer que o filme seja assim, previsível.

Afinal nosso desejo ao ver comédias românticas é ver o amor acontecendo.

 

Se a gente quisesse entrar para ver um filme de terror, iria em outra sala.

Tá Andreia, onde você quer chegar com isso? Virou crítica de cinema agora?

O que eu quero chegar com isso é que somos pessoas previsíveis, procurando por algo, procurando por “nossa sala de cinema”.

Isso acontece também quando estamos comprando um produto, quando procuramos uma marca, quando procuramos um profissional em quem queremos confiar. Precisamos dessa previsibilidade para entender, para comprar.

Então, aqui que entram as narrativas com arquétipos.

 

Quando definimos o fio da narrativa da nossa marca, estamos decidindo se somos uma marca de “terror”, de “drama”, de “romance”.

Traduzindo para a linguagem das narrativas arquetípicas, estamos decidindo se vamos entregar para o nosso cliente

Liberdade – Arquétipo do Explorador

Poder – Arquétipo da Realeza

Pertencimento – Arquétipo do Cara Comum… e assim por diante.

 

Não é sobre nós, mas sobre o “filme” que nosso cliente precisa viver e nossa marca é capaz de entregar. O cliente só entra nessa aventura conosco, se temos uma história para que ele viva (e deseje).

Se você não souber que história entrega e não conduzir o seu “filme” para uma mensagem clara com esse sentimento que norteia a sua mensagem, o cliente não vai entrar na sua sala de cinema.

 

Você entraria em uma sala “surpresa” só para depois descobrir que filme vai passar ali?

 

Por isso, quando ensino meus alunos detetives a investigarem as pistas de sua história e seus diferenciais e a partir daí construírem a narrativa arquetípica da sua marca, eu estou mostrando como ser o roteirista que vai trazer gente pra dentro da sala. As pessoas entram, porque sabem o que você vai entregar a elas.

O meu programa Tessitura Narrativas Arquetípicas® que marcam, te ajuda a encontrar essa história, conduzir seu cliente na história que ele quer viver e ligar tudo isso ao seu produto. Não queremos contar histórias da carochinha. Queremos histórias que liguem os problemas do cliente ao seu produto, porque só assim você consegue vender seus produtos e serviços.

Eu te dou um novelo mágico, com um fio da meada e técnicas para você puxar e conduzir toda essa história.

Tessitura® é um programa como uma tecelagem mágica em que você costura todos esses pontos da narrativa, com o fim de conseguir entrar na história dos seus clientes.

Por que do que adianta fazer posts emocionais se você não consegue emendar essa história com o que você vende, com a sua autoridade. Isso só é possível se você captar pelos problemas, inserir sua personalidade e seu produto como solução e desenhar no imaginário do cliente o sonho que ele deseja realizar. Isso é uma narrativa arquetípica que marca.

No Tessitura® tem muita ferramenta de construção de narrativas, inclusive usando inteligência artificial.

Tem ferramenta para construir proposta em uma página de vendas.

Tem toda a estrutura e prática para você conseguir fazer isso.

Percebe que nesse e-mail eu fui fazendo isso? Mostrando todos os problemas que você passa quando não acha sua “sala de cinema” e te conduzindo até o meu produto?

Eu sei fazer isso, porque estudei e estudo com os maiores nomes dos que ensinam essas estruturas. Estudei com o Robert Mckee nos Estados Unidos. O professor dos roteiristas de Hollywood. Estudei com o Donald Miller, também de Narrativas. Sem esquecer de mencionar, com a própria Dra Carol Pearson, a criadora do Sistema dos Arquétipos.

O Curso que fiz com ela nos Estados Unidos chamava “Narrative Intelligence”, porque ela vê os arquétipos no contexto de Narrativas.

Por isso ensino narrativas para a sua marca, usando os arquétipos como o guia desse “estilo”, dessa “sala de cinema” que faz o seu cliente entrar.

Com o Tessitura® você terá em suas mãos, um fio mágico para conduzir seu cliente desde o problema dele até seu produto, usando não só a lógica, mas também a emoção, para conquistá-lo.

O fio mágico pode estar em suas mãos, você só tem que encontrar a história para conduzir o seu cliente.

Encontre sua história clicando aqui.

Andreia Sales – Estrategista de Marca

Detetive de Branding Arquetípico e Narrativas Arquetípicas de Marca