Qual imagem para representar os arquétipos?

A pergunta deveria ser, o que eu quero atingir?

Muitas pessoas conhecem os arquétipos de marca e acabam por se identificar, pessoalmente, como alguma ideia.

Algo do tipo: gosto muito de liberdade, então quero o arquétipo do explorador. Ou ainda. Sempre fui meio exotérica, mística ou espiritualizada, então vou usar o arquétipo do mago na minha comunicação.

A pergunta que se segue é: como vou demonstrar o arquétipo do explorador através de cores, imagens e símbolos?

É genuíno ter essa preocupação, porém, antes de pensar nessas imagens, a primeira pergunta que gosto de fazer quando pensamos em uma estratégia de Branding Arquetípico, ou seja, de um gerenciamento da comunicação de uma marca, usando os arquétipos é: o que você quer atingir com seu cliente, com seu produto, com seu serviço?  O que seu cliente vai ganhar pelo fato de você gostar de liberdade ou misticismo?

 

Você não é seu cliente, então os arquétipos não falam somente sobre você

Nessa era das marcas pessoais que as redes sociais nos permitiram entrar, o nosso nome importa sim.

Por outro lado, temos que lembrar que o nosso nome só será lembrado por alguém, se estiver associado a alguma coisa de interesse das pessoas.

Mesmo quando admiramos um influencer que não tem nada para vender além de sua própria imagem, buscamos nele algo que ele nos supra.

Seja uma inspiração para acreditar na vida, uma força para lutar por algo, um espelhamento de comportamento.

Com isso quero dizer, não consumimos as marcas para admirar marcas e pessoas, mas para o nosso próprio interesse.

Se eu e você fazemos isso, assim também acontece com nossos clientes

Então que imagens de arquétipos são essas? Quais representam o desejo do cliente?

Pense que sua marca é um filme.

Todo filme é feito para levar o expectador para um final, uma ideia, uma conclusão.

Assim é com o seu negócio.

Você pode ser um médico na área de estética, cujo objetivo final é levar o cliente para um outro patamar de beleza. Não tem problema o seu objetivo final não ser saúde e sim beleza. Seu sistema de imagens será no arquétipo do amante. As imagens escolhidas precisam relatar a ideia de beleza.

Mas o que é belo? Nessa hora entra a sua singularidade do que representa beleza para você.

Pode ser que você considere belo algo minimalista, clean, organizado

Pode ser que você considere belo algo florido, delicado, romântico

Pode ser que você considere belo algo sexy, provocante, sensorial

Todas esses são sistemas de imagens do arquétipo do amante.

Mas antes de escolher um sistema de arquétipos e as imagens que vão representá-lo, nunca pode-se esquecer, que no Branding Arquetípico, ou seja, no gerenciamento da sua marca, você precisa determinar o final que quer chegar.