Nascemos Originais, morremos cópias

Como usar os arquétipos no Branding para manter uma marca com diferencial

“Nascemos originais, morremos cópia”. Essa é uma frase de Jung, psiquiatra suíço que popularizou o termo arquétipo no campo da psicologia.

E o que isso tem a ver com meu assunto, isso de ser original e tornar-se cópia? 

Todos nós nascemos com dons únicos, com forças únicas, mas a cada dia nos afastamos dessa natureza singular e instintiva.

Trazendo esse assunto para minha área de atuação que é o Branding, ou seja, o gerenciamento das marcas, vejo de perto esse desejo, mesmo que inconsciente, que as pessoas tem de ser cópia.

Alguns alunos meus estão tão apegados ao modelo de alguém que admiram, que custam a ver que, embora não se possa desperdiçar o aprendizado que se tem com alguém de mais sucesso, também não se pode esquecer que sem diferenciação torna-se uma cópia barata do outro.

Meu trabalho com o Branding Arquetípico não é tomar uma ideia padrão do inconsciente (= arquétipo) e transformar meu aluno nesse modelinho. Muito pelo contrário.

Meu maior desejo é que meu aluno, detetive, investigue todas as forças adormecidas que vieram quando ele nasceu

É abrir os olhos e promover a mudança de que talvez ele tenha se afastando tanto, mas tanto e quando chegou para apresentar seu trabalho na rede social, acabou querendo se tornar a cópia

Como ainda estamos bem longe de morrer, dá tempo de se aproximar de nossa verdade e mostrá-la ao mundo.

Tem um livro do Jung, bem famoso, chamado “O livro vermelho”. Nesse livro, Jung ainda não tinha dado nome aos termos como: arquétipo, inconsciente coletivo e tantos outros de sua teoria.

Era uma experimento em que ele conversava com os personagens de sua psique. Ou seja, ele estava conversando com os arquétipos. Conversava com as estruturas mais primitivas que emergiam do seu ser.

Dessa conversa saíram teorias inteiras, textos insights e decisões. Na verdade ele estava usando uma técnica que até ensino para meus alunos da Formação: a imaginação ativa.

Esses parecem autônomos da psique e são mesmo.

No entanto, fazem parte de nós e conhecem a nossa verdade mais profunda.

Te convido a refletir sobre o que te torna mais original, para aplicar na sua vida?

Se precisar que a aplicação seja na sua marca no mundo, usando seus dons arquetípicos, conheça meus programas de Formação em Branding Arquetípico e Mentorias para materializar seus projetos:

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Andreia Sales – Estrategista de Marca

Detetive de Branding Arquetípico e Narrativas Arquetípicas de Marca