Lei 10 do Branding Arquetípico

Quando a família cresce

Em primeiro lugar quero alertar que não é saudável para uma marca que quer começar no digital e se tornar forte, já começar com uma linha de produtos. Você pode até pensar na linha inteira (se conseguir), mas não deve ser a prioridade

Falo isso, porque recebo alunos e clientes desesperados falando em Esteira de Produtos, quando na verdade nunca fizeram sequer uma única venda.

Tenho 4 clientes que faturam mais de 1 milhão por ano e todas as quatro até hoje só tem um produto principal.

Todos as pessoas que eu conheço com a “neura” da esteira de produtos ainda estão patinando em sua confusão mental.

Então primeiro é preciso validar uma ideia, fazer um produto se consolidar e partir daí, quando já tiver com algo firme e consolidado, pensar na expansão.

Muitas vezes essa expansão surge da própria necessidade dos clientes com seu produto principal.

Pode-se também pensar antes no caminho inteiro de uma família de produtos, mas nem todo estrategista de marca tem essa visão ao iniciar um negócio.

Então dito e salientado que “consolide primeiro uma marca antes de pensar em família”, vamos pensar em como funciona essa estratégia em Branding Arquetípico

Sabe aquelas famílias que os irmão chamam Gian, Giovanni, Giobisberto, Ginevaldo e Ginecy? Não faça isso.

A família de produtos, embora seja de irmãos, não são de irmãos sem personalidade própria e sim de irmãos que se complementam.

Todas as submarcas tem sua própria personalidade se querem ter força no mercado.

O melhor exemplo de criação de família de marcas são as revistas, cada uma com sua força.

Hoje em dia, revistas caíram em desuso, por conta da expansão das mídias sociais, mas em termos de linha editorial e fortalecimento de marcas ainda são um ótimo exemplo para os criadores de produtos da era digital e cada revista atende a um desejo de um arquétipo de sua audiência.

No digital, os princípios de marca são os mesmos das revistas.

Hoje em dia somos editores da nossa própria revista (nossas marcas). Nossa linha editorial atende a um desejo de arquétipo da nossa audiência.

Vamos ver um exemplo de submarcas bem criadas (entre parênteses como seria a marca se fosse criada pela família Gian & Giovanni)

Revista Veja (irmão mais velho)

Revista 4 rodas – (não Veja Carros)

Revista Você S/A – (não Veja Carreiras)

Revista Vida Simples – (não Veja Cotidiano)
Revista Exame – (não Veja Negócios)
Revista Cláudia – (não Veja Mulher)

Cada marca da família aqui tem sua força, inclusive algumas marcas acima, por sua força e personalidade próprias, foram vendidas a outros grupos empresariais.

Por exemplo, a revista Vida Simples nem pertence mais a editora Abril.

E isso aconteceu, porque não faz diferença alguma a quem mais se interessa pela marca: o cliente.

Cada marca atende a um desejo de Arquétipo diferente, então nesse caso, se faz ainda mais forte a diferenciação, força e personalidade de cada membro da “família de marca”

Revista Veja – Arquétipo do Cara Comum – Pertencimento – Estar por dentro do que acontece a sua volta

Revista 4 rodas – Arquétipo do Sábio – Conhecimento – Saber detalhes técnicos e comparativos do objeto que se pretende comprar

Revista Você S/A – Arquétipo do Herói – Competividade – Ser o melhor na carreira

Revista Vida Simples – Arquétipo do Idealista – Ser feliz, nostalgia, valorizar as coisas simples da vida

Revista Exame – Arquétipo da Realeza – Ter sucesso financeiro, segurança e estabilidade

Revista Cláudia – Arquétipo do Amante – Ter autoestima, sensualidade, relacionamentos.

Mais uma vez, vemos aqui que se você mistura sentimentos de arquétipos na mesma marca, você confunde o cliente.

Quando um cliente tem muita opção e todos os seus produtos fazem coisas parecidas ao invés de você vender mais, ele fica tão confuso, que não compra nenhum produto.

Como estrategista de marca eu sempre cuidei disso dentro da minha própria marca.

Minha Estratégia de Submarcas

Bússola da Marca
Meu produto principal a Bússola da Marca, que é uma Formação Completa em Branding Arquetípico para estrategistas de suas próprias marcas ou para quem quer adminstrar marcas de seus clientes.

Bússola da Marca já está na décima turma e custa R$ 3000,00. Ela dá a direção e clareza de de uma marca, usando arquétipos para se diferenciar no mercado e deixar uma marca no mundo em menos de 1 ano. Na narrativa desse produto estão envolvidos principalmente o arquétipo do sábio e mago, por conta da clareza, direção do produto e o desejo do cliente de deixar um legado

Jornada Arquetípica
Depois de um ano e meio exclusivamente aperfeiçoando e entregando a Bússola da Marca, criei a Mentoria Jornada Arquetípica,

A Jornada Arquetípica é um Mentoria Individual no valor de R$ 15.000,00. É uma mentoria para quem quer proximidade e exclusividade na implementação de suas estratégias.

Na narrativa desse produto estão envolvidos principalmente o arquétipo do sábio e da realeza, por conta da profundidade de autoconhecimento e forças da marca e do produto e pela necessidade de estruturação do negócio com exclusividade.

Magnífica-me

Agora em Janeiro de 2024, finalmente vou lançar uma mentoria em Grupo, a Magnifica-me que também vai ter um tíquete alto.

A Magnífica-me é exclusivo para mulheres que querem se tornar Magníficas em seu mercado, mas não querem materializar isso sozinhas. Precisam de um apoio de grupo e também de acesso individual.

A Magnífica-me como trata de muita materialização tem forças do arquétipo do criador. E pela necessidade de relacionamentos, pertencimento, aumento da auto-estima de negócios e exclusividade tem forças também no arquétipo do amante.

E se eu tivesse começado minha família de produtos com mil produtos ao tíquete de R$ 97,00?

Seriam vários produtos ruins e eu precisaria vender muitas unidades para alcançar o mesmo faturamento que obtenho vendendo apenas uma mentoria ou formação.

E veja, eu não sou uma pessoa grande no mercado, mas penso estrategicamente.

Muita gente fala em High Tíquete hoje, mulher cara e etc, mas busca atalhos. Você consegue vender tíquetes altos quando constrói uma marca forte e diferenciada. E essas são as bases do Branding Arquetípico.

Significa que nunca vou ter produtos de R$ 97,00?

Não, não significa. Inclusive estou pensando, somente agora em aumentar essa família de submarcas.

Mas eu preciso ter estrutura para pensar nessa família de produtos e também para conseguir executar essa operação, sem morrer na praia.

Um produto não vende mais só porque é mais barato.

Inclusive vender produto barato dá o mesmo trabalho que vender produto caro.

Tem que ter página de vendas, vídeo de vendas, mandar e-mail, fazer post.

Toda a energia que você precisa para um produto de alto tíquete, você precisa igualmente para um produto de baixo tiquete.

Então antes de pensar em uma família de produtos, o estrategista de marca precisa pensar e fortalecer sua marca principal.

Andreia Sales – Estrategista de Marca

Branding Arquetípico