Lei 8 do Branding Arquetípico
O esquisito ditado popular: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa” é a melhor maneira de definir a oitava lei do Branding Arquetípico:
“Uma marca é uma marca. Uma empresa é uma empresa”
Você sabia que a Nestlé produz o Häagen Dazs?
Não era assim na Fundação da Marca. A Marca Häagen Daz era produzida por outra empresa.
Você sabia que a Fiat produz a Porsche?
Não era assim na Fundação da Marca. A Marca Fiat era produzida por outra empresa.
Então, seus produtos e serviços são marca independentes, por isso eu expliquei na Lei do Nome, que tudo deve ter um nome. A Marca, o produto, o método.
Sua empresa pode ter uma marca ou várias.
E em Branding Arquetípico, todas as marcas estão sob o mesmo guarda-chuva central da ideia da empresa, todas no mesmo arquétipo.
A organização tem um fim, um ideal.
As marcas podem ter fins diferentes que conversam com o ideal maior da empresa.
Por que apesar de termos vários produtos ou marcas todos tem a mesma ideia central de um arquétipos?
Porque queremos ter uma ideia de marca forte na mente do cliente.
A Empresa Disney possui algumas marcas como Parques Walt Disney, Disney Channel, Plataforma de Streaming Disney Plus, Disney Cruises de Cruzeiros, Studios Pixar.
De qualquer forma, mesmo sendo marcas diferentes da mesma empresa, todas elas trazem a inocência e a magia necessária ao público infantil do Arquétipo do Mago e Arquétipo do Idealista
A mesma organização econômica Disney, possui empresas de outros segmentos, por exemplo, voltados a área de programação adulta.
Nesse caso, a marca e a empresa se desvinculam totalmente do nome Disney.
Eles não querem que se pense que onde tem programação adulta, tem Disney envolvida. Então é uma empresa que se distancia totalmente da marca e da empresa Disney.
Nossa marca (ou marcas) só podem estar sob a mesma empresa, se todas elas atendem a uma ideia central de arquétipo.
Do contrário você cria uma grande confusão na cabeça do cliente e consequentemente enfraquece sua marca.
E as leis do Branding Arquetípico visam fortalecer uma marca que trabalha por você, não o contrário.
Andreia Sales – Estrategista de Marca
Branding Arquetípico